segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sobre a escolinha...!

E chegamos nesse assunto...
Pensando, pensando e pensando...Conversei com colegas e com meu marido sobre o valor da mensalidade da escolinha (não vou escrever em números, mas já tá chegando no valor de uma mensalidade de faculdade) e Alanis só tem 02 anos!!!! e isso pq está apenas meio período na escola!!!
E pior não é isso...a partir do ano que vem (Maternal I) esles terão apostilas e material didático do sistema mais "careiro" de ensino aqui da minha cidade...aai aaaai...isso é BOM? mesmo na faixa etária dela precisa de tudooo isso?
Me ajuudeem!
Quero dar pra minha neguinha tudo que meus pais não puderam me dar (pedagógicamente falando) clarooooo!
Graças a Deus posso pagar a escolinha, mas é um dindin que poderia ser aplicado em outra coisa, PRA ELAA, pra NÓS!
E eu que sou do ensino público, sei o quanto somos defasados..., mas mesmo nessa etapa de berçário, maternal...faz tanta diferença a particular das creches e EMEIS?
A partir do ensino fundamental não tenho dúvidas da diferença drástica que é..mas e agoraaaa?
Preciso contaaar...final do ano vou desembolsar uma fortunaaa gente...
REMATRÍCULA (o dobro do valor da mensalidade) Curso de Férias (pois não tenho com quem deixar ela no final de Dezembro e Janeiro inteiriiinho), Material Escolar..e outras cositas más...
Quem que aguentaa?
Fiz um cálculo...em 3 anos numa poupança, isso tudo daria cerca de R$20 mil!!!
ISSO MESMOOO!

Meu marido é TOTALMENTE CONTRA mudar ela de escola (EMEI)..

Por ela, qualquer sacrifício é pouco,abriria mão de muitas outras coisas pelo ensino dela, sempre digo isso...
Eu e meu marido entramos num acordo de ir conversar na escolinha, pois ano que vem terá reajuste e vamos chorar as pitangas lá...pois a escola é ÓTIMA, Alanis é o xodózinho das titias, o horário é bem flexível dentre outras qualidades..Não temos o que reclamar...só o valor mesmo..rsrs

E vcs?Gostaria muito de opiniões!!!

Bjos :*


14 comentários:

  1. Oi Camila! Eu iria na escola conversar. Eles devem ter uma política de descontos. Realmente eu tb levei um susto qd a Gabi começou na creche. Eu não sabia que era taaaaaao caro. E parece q o valor só abaixa qd eles vão pro 1o ano!!! Ainda falta muito!

    ResponderExcluir
  2. Ai Camila como eu falei boa sorte pra vcs, que vcs consigam consiliar tudo...o importante é ver essa pequena feliz e aprendendo =)

    Vai la na escola conversar, espero que de tudo certo!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não sei se neste nível de ensino não há boas ofertas de ensino público...dê uma boa pesquisada. Minha filha "estuda" (em creche, esta palavra soa estranho) numa escola pública e eu não a trocaria por nada...
    Boa sorte na pesquisa!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Como isso é complicado, Camila. Não sei como estão as coisas por aí, portanto eu vou só dar um pitaco, ok?!
    Eu não trocaria de escolinha. É tão difícil achar uma boa, que siga uma linha interessante, que seja flexível... eu não trocaria. Daria um jeito! Acho super válido vc e o marido irem conversar com a escola... as vezes é possível fazer algum acordo, né?!
    Beijos,
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
  5. Camila! Essa casa está mais linda, hein?! Adorei o visual! Por aqui o aumento chegou considerável e nos assustou. Sim, nos apavorou porque foi bem maior do que o aumento do ano passado. A escola é ótima. Porém, cada ano que passa, fica mais cara. Questiono também o preço x idade das crias x necessidade. A escolha que fiz aqui foi não matricular, por enquanto, aguardando e testando, inclusive, a postura da escola. Será que vão me perguntar porque não matriculei a Laura ainda? Creio que sim. É aí que espero uma negociação e se for preciso ameaço tirar da escola para ver como a escola reage. Por enquanto, foi a solução encontrada. Boa sorte aí. Conte-nos a decisão de vocês também, depois! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Pois é amiga, nem quero pensar como irá ser o dia em que eu vou ter que ver tudo isso da escolinha da Babi... sem falar no material escolar e as mensalidades que são de matar papai e mamãe... hehe!!!

    Tem brincadeirinha lá no blog pra vc...

    Beijos
    http://mundocorderosadebabi.blogspot.com.br/2012/11/meme-do-ano.html

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !!! e então se é para dar pitaco vamos lá rsrsrsrs ....

    aqui passei por uma grande crise interna quando chegou a hora de escolher a escolinha da Bela, tudo pq eu relutei em acreditar que AQUI onde moro considerada cidade modelo teria na rede publica a melhor educação para a Bela e ai que eu não aceitava que estava dando o melhor para ela .... e este dilema se estendeu até meu subrinho sair de uma escolinha particular para a publica e eu ver o salto no desenvolvimento dele ENFIM toda esta lenga lenga para dizer que eu acho que nesta fase aprender brincando é o grande lace e isso tudo que vc falou de material didatico para maternal é meio demais né acho que ela ja vai ter tanta obrigação ao longo da vida que agora tudo que agente quer é que eles curtam esta fase ....

    Aqui eu tive a sorte de ter um maternal que desenvolvem até o Ingles dos pimpolhos de acordo com a natureza e coisas do dia a dia mas sei que não é todo mundo que tem esta oportunidade mas acho sim que o valor não significa exatamente qualidade (mas demorei para aceitar tah)

    vc é uma ótima mãe e vai sim saber o que fazer para dar o melhor para a princesinha afinal de contas esperta por si só ela ja é !

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuzão genteee!
      Conto pra vcs depois no que deu!
      Obrigada Siii, as vezes a gente se cobra demais mesmo née?
      vou analisar e conversar beeem de pertinhooo!
      bjos meninaaas!

      Excluir
  8. Eu pretendo colocar o Álvaro na escolinha com três anos, já tenho uma em mente, mas o preço também é bem "salgado".É difícil né?
    Mas se a escolinha é boa e, como você disse, os horários são flexíveis e tal, às vezes compensa...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila, avalie bem uma possível mudança de escola, a criança pode sofrer, não se adaptar.
    Creches públicas não tem curso de férias (na maioria das cidades), isso complicaria um pouco sua vida.
    Converse na escola, peça um desconto.
    Pense direitinho!
    Beijo
    Equipe MR

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila,

    Eu já moro fora do Brasil há quase 12 anos portanto estou bem por fora do que acontece aí, porem tenho algumas consideracoes.

    1 - a Camila minha companheira de blog colocou o filho dela de uma escola privada com apostila aos 2 anos numa publica, e ela está mais feliz. Diz que sao muito mais abertos e que a qualidade é similar. Porém isso é muito especifico da cidade dela, voce tem que pesquisar bem as alternativas.

    2 - Eu trabalho como pesquisadora de impacto de educacao na vida adulta e leio isso pra cacete. Nao tem nada provado, sequer, que creche ou nao creche faça alguma diferenca, muito menos creche 1 versus creche 2. A unica coisa provada é que criancas vulneraveis de familias "ruins" tem melhor futuro se vao a creche, porém é por ficar longe do contexto familiar. NEsse quesito nao tenha duvidas, cientificamente nada é provado nesse sentido.

    3 - Na Finlandia, país com melhor sistema educativo do mundo, crianca comeca a ter "atividades dirigidas a aprender" a partir de 5 anos, antes é brincar, brinquedos educativos, mas tudo indiretamente. Aqui na Italia a Nina tem meia hora de aula de musica (mais que isso eles nao concentram com 2 anos), eles tem uma rotina que seguem e também uma vez por semana vem uma mae voluntaria ler contos em ingles (o que eu acho uma besteira, mas ok). Na Alemanha era também esse estilo, estimulos musicais, coordenacao motora...Enfim, eu vivendo na Europa acho esse bombardeio de atividades, apostila, etc para criancas de 2 anos um exageiro.

    4 - Se experiencia alheia vale, eu fui em creches publicas até entrar pra primeira serie, depois fui pra escola particular. Passei em vestibular de universidade federal, ganhei bolsa pra fazer mestrado e doutorado no exterior, ou seja...

    5 - Vá ver como sao as outras escolinhas pessoalmente, no quesito cuidado, brincadeiras dirigidas, alimentacao...Espero ter ajudado!!

    maesemqualquerlugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. UAAAAU DANI!
    ÓTIMA EXPLICAÇÃO!
    MUITO OBRIGADA VIU, FOI DE GRANDE VALIA PRA MIM!

    ResponderExcluir
  12. Camila, eu vejo um certo exagero nesse negócio de apostilas e aulas demais pra crianças tão pequenas. Nessa idade, acho que o que faz a diferença são atividades direcionadas, como musica, brincadeiras, isso sim!
    Aqui na minha cidade as creches públicas são muito ruins, e as escolas particulares tbm, pq exageram no "aprender rápido". Penei pra achar um meio termo! rs
    Acho que vc deve visitar outras escolas, pra ver tanto a questão didática qnto monetária!
    Qlqer coisa chora um desconto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila... vou dar meu pitaco de tia...
    Pelo oq eu já li e sei um pouco, as creches de Bauru não são de todo ruim, conversa com a Simoni q com ctz, ela deve saber de alguma boa. O ruim é é flexibilidade de horarios né? Mas td na vida dá-se um jeito.
    Eu acho q vcs devem conversar na escolinha, se vcs ficarem descontentes com o desconto (se houver) ai procurem uma creche publica. Bjso

    ResponderExcluir