quarta-feira, 26 de março de 2014

“Desaceleração da vida de uma mãe ...EU de hoje.”



Complementando o post anterior sobre nossa nova rotina, deu vontade de contar sobre minha “desaceleração”.
No auge dos meus quase 26 anos, venho percebendo que amadureci muito desde a chegada da nossa Alanis. Sem dúvida alguma, evoluí muito como pessoa e como MÃE, clichê demais essa frase, mas vou explicar..fica aí...
Nossa rotina por aqui mudou da água pro vinho, como contei pra vocês...E hoje vivo a delícia do equilíbrio.
Do horário de dormir até nosso tempo em família.
Da minha busca pela “NÃO VONTADE” de fazer mil coisas ao mesmo tempo, já que não conseguia fazer nada 100%.
Hoje busco minha filha na escola todos os dias (antes era o papai), estou mais presente no seu dia a dia e temos muito mais “momentos juntinhas”...
Não que eu não participasse muito antes, mas agora é com muito mais QUALIDADE.
Logo que saímos da escola, ás 17:15 em média, percorremos um trajeto “a pé” umas 7 quadras, que chamo de “caminho da aventura” hahaha. Nesse caminho ela me conta tudo que aconteceu na escola, o que comeu, o que quer comer quando chegar em casa (o apetite não tá um mar de rosas, mas melhorou...ontem ela comeu CENOURA, juroo)
Nesse caminho tomamos um sorvetinho, ou um suco, ou até alimentamos alguns peixinhos do laguinho em frente a prefeitura.
Tem dias que fico na escolinha por um tempo...que ás vezes se estende por mais de meia hora!
Imagiineem...Eu, Alanis, as professoras e o reeesto da turma brincando na recreação!!!
Alanis acha o MÁÁAAXIMO e já sai avisando todos:
-ESSA É MINHA MÃE!!! Toda orgulhosa em me ver brincar, conversar com seus amiguinho, ALÍ.
Outras mães me falam: “nossa, vc tem muita paciência”.
Acho que não tenho essa tal “paciência” que elas falam...Só sei que aaamo ver o rostinho da Alanis reluzindo ao me ver por alí, tão perto, participando...
Muitas vezes tenho vontade de ficar mais... porém, tenho receio de atrapalhar as professoras e tal...
Pegamos flores, pulamos em terreno baldio, brincamos com cachorros na rua, ás vezes uma visitinha na bisa que mora pertinho ou uma passadinha em frente a “escola quando a mamãe era pequena”.
Bom, tudo nesse caminho é festaaa...Alanis fica super feliz em me ver e saber que teremos esse “passeio só nosso”. Tão simples. Tão gostoso.Tão nosso.Tão  necessário!!!
O fato é que damos muita importância pra coisas que não acrescentam muito em nossa vida.
Pensamos muito no futuro e esquecemos de viver o presente com intensidade!
Claro que seria hipócrita demais em dizer que não faço tudo pensando no futuro da minha família...Toda ação aqui em casa gira em torno do melhor que podemos dar pra Alanis...
Trabalhamos e nos empenhamos em ter nossas coisas, em dar as melhores condições que podemos e poder deixar as coisas encaminhadas pra ela, e estamos conseguindo, graças a Deus.
Penso nisso praticamente todos os dias.
Tomo como exemplo o meu caso. Minha mãe (que era separada do meu pai) nunca pôde nos oferecer um ensino de qualidade, digo “qualidade” porque não se compara a escola pública com a particular, sejamos realistas. Mas em compensação, a presença dela, os cuidados, a educação e o carinho que ela nos deu (em grande disparada parte sozinha) não tem dinheiro que se pague! cisco caindo nos olhos
Ps. Minha mãe é um exemplo a ser seguido, sem rasgação de seda, só quem a conhece sabe o quanto ela é DEMAIS e sempre digo que se eu for 1/3 da mãe que ela foi pra mim, morrerei feliz!!!
Estou tentando ( e ao meu ver, no caminho certo) conciliar isso.
Trabalho bastante, resolvo muitos problemas no dia a dia, claro...e COMO!
Meu emprego exige muita responsabilidade. Porém,coloquei algumas metas em minha vida com relação a isso:
-Não faço horas extras (a não ser que alguém esteja morrendo precisem muito).Deu a hora de passar o cartão..fuuui Brasiiil! Procuro sempre me planejar para que não fique coisas pra trás.
- Não levo mais problemas do trabalho pra casa...Claaro que ás vezes a gente comenta alguma coisa ou outra com o marido e tals, mas beeem pouco...Sério!
-Relevo muita coisa que não concordo ou vejo, mesmo pq não é problema meu e a vida é assim mesmo...
Preciso do meu trabalho. Para meu crescimento pessoal, para pagar contas, pra realizar muitos sonhos que ainda estamos planejando ( e tem coisa heeein).Para garantir que Alanis possa andar com suas próprias pernas com as coisas ajeitadas...Se a gente não fizer pra filho vai fazer pra queeem?
(Aliás, ando pensando muito em mais UM, ou UMA!!! Se Deus permitir...)


Mas meu trabalho NÃO é prioridade!!! Simples assim! chefe enlouquece com essa frase
E posso contar um segredo? Já falei isso pra ela. Minha chefe!!!
Louca? Talvez!! Mas quando estamos no pico do stress a língua não segura muito!
É....já estive assim!
Não almejo grandes cargos nem salários com muitos digítos... pessoas dizendo que sou louca nesse momento.
Quero meu precioso tempo com minha família.
De corpo e alma, inteira...Com horário de chegar em casa!!
Hoje muita coisa mudou, Deus cooperou muito (se não tudo) para minha serenidade de agora...Sou uma pessoa de sorte. Tenho um emprego “bom” Aqui em Bauru,leia-se ótimo..rs com um horário digno, das 8hs ás 17hs, que no começo era das 13hs ás 22hs (a gente se acostuma, quebrou muitos galhos esse horário na época, mas NUNCA foi “BOM”)
Não trabalhamos aos sábados e domingos entre outras coisas...
Hoje eu  NÃO tenho do que reclamar, por isso resolvi escrever esse post tão longo...rs
Obrigada a quem ainda estiver lendo haha
Tenho tempo (Outro segredo a contar: Minha casa não anda um briiinco e minhas paredes estão cheias de marquinhas de mãozinhas,leite e massinha... aah , e meu tapete tá cheio de cola glitter).
Claaaro que limpo minha casa regularmente, mas não sou a NEURA da limpeza maaais, há algum tempo!
Tenho qualidade de vida.
Tenho meu marido que me ajuda e me apoio tanto como pai quanto como pessoa.
Tenho saúde e minha família.             
O que quero mais?
VIVER...com QUALIDADE!!
O Hoje..e mesmo pensando no futuro...ele a Deus pertence!!!
Bjos a todos de uma nova eu, Camila.

Obrigada Senhor, pois até aqui, o senhor nos ajudou...

Enfim, me encontrei...

 

9 comentários:

  1. Ei Camila, que texto bacana! Tenho certeza que Alanis levará esses momentos com você pelo resto da vida. Não vale a pena sacrificar finais de semana ou o tempo em horas extras porque eles nunca poderão comprar o que há de mais precioso: o vínculo que se cria para o resto da vida. Não vale a pena se preocupar com trabalho, casa limpa ou gliter no tapete porque são coisas efêmeras demais. Eu, como filha, posso dizer que não trocaria por nada desse mundo os momentos que passei com meus pais. O que acho curioso é que, com tanto brinquedo que tive, com tantas roupinhas bonitinhas que minha mãe me vestia, o que me lembro com muito carinho e saudade são dos momentos simples. Dos sorvetinhos, historinhas, volta da escola, fugidinha pra cama deles de noite... É isso que permanece diante das efemeridades da vida. Claro que sou muito grata pelo investimento que eles fizeram na minha educação, por eles terem um trabalho e me oferecer boas oportunidades. Só que nada disso valeria a pena e não faria sentido se não fosse o amor. Porque é ele e por ele que quero me formar, trabalhar e lutar por um mundo melhor, por uma educação mais justa, por um mundo com mais respeito, tolerância e amor. É um ciclo. Estou (tentando) dar ao mundo o que recebi. Um abraço pra você e um aperto na Alanis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ée! exatamente isso que me lembro da minha mãe tbm, suspirando de saudades da minha infânciaa, dos cuidados, dos ovos de páscoa com pegadas de coelhinhos..rs
      Isso sim é a razão da vidaaa!!
      Obrigada por comentar e nunca esquecer de nós..rs
      bjoos Lilian

      Excluir
  2. Linda! O bem que você faz a ALanis volta todo pra vc..... um dia, "aquelas"mães vão entender.... e paciência nada mais é que um tiquinho de desaceleração..... bjus. Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  3. que texto lindo Ca!
    isso tudo faz tão bem né, esses pequenos detalhes...como um passeio até o caminho da escola, tão simples, mais tão especial pra ela, DEMAIS!

    e como é bom a gente se encontrar! nunca é tarde pra isso ;)

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. que texto lindo Ca!
    isso tudo faz tão bem né, esses pequenos detalhes...como um passeio até o caminho da escola, tão simples, mais tão especial pra ela, DEMAIS!

    e como é bom a gente se encontrar! nunca é tarde pra isso ;)

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá passando pra dizer oi... se puder passe no meu cantinho sempre que puder... que texto lindo... é preciso sim desacelerar e viver cada momento...

    ResponderExcluir
  6. Ai Alanis super concordo! Não estou entre os que te acham louca hahaha. Importante mesmo é poder parar, olhar pra eles, ouvir, brincar.

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi! Indiquei seu blog pra um selo!
    http://sermaesemsermao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir